.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta Feira das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

História do Município de Mariápolis

 

As terras que formam o município de Mariápolis foram vendidas pelo coronel Delfino Cerqueira à Cia de Aviação São Paulo – Mato Grosso no ano de 1911. A colonização, entretanto, foi efetuada pela Companhia Industrial, Mercantil e Agrícola, concessionária da Companhia Viação São Paulo – Mato Grosso, em Mariápolis.


Em 1940 foi iniciada a colonização da zona rural, com a formação da primeira fazenda construída por Jan Antonín BaÅ¥a – presidente das companhias proprietárias e concessionárias de uma sólida ponte sobre o rio do Peixe, ligando Mariápolis a Presidente Prudente, sendo a seguir iniciada a exploração da madeira, com a derrubada das matas virgens.


Em 1943, Jan Bata acompanhado do agrimensor e demais membros da gerência da companhia colonizadora, determinaram o espigão da colina da Gleba - ainda em plena mata virgem - para localização do futuro município e, estabelecimento das estradas e plano de urbanização das ruas e praças.


Ainda em 1943 teve o início da venda dos lotes da zona urbana, sendo o primeiro comprador o senhor Antonio Jacomeli. A Companhia Industrial Mercantil e Agrícola (Cima) era representada em Mariápolis pelos senhores Josef Kielkowski e João Fonsek, que desenvolveram eficiente plano de colonização, dotando Mariápolis, rapidamente, de densa população.


As primeiras produções agrícolas do município foram arroz, algodão e milho, nas propriedades de Vicente Amorim e Salu Salustiano. A primeira plantação de café, nas terras do município, foi feita por José Morão. Em 12 de abril de 1945foi inaugurada a primeira linha de transporte de passageiros em veículo coletivo, de propriedade do senhor Arnaldo Segundo.


Em 1945, Mariápolis já contava com grande produção agrícola, tendo sido instaladas nesse ano as primeiras indústrias e diversos estabelecimentos comerciais. Ao vigário Bernardes coube erigir a primeira cruz de Cristo no município, tendo também construído a primeira capela em louvor à Sagrada Família. O fundador e pioneiro José Alves Rodrigues buscou o vigário no município de Lucélia para a celebração.


Em 1948, Mariápolis, pela Lei Quinquenal, foi elevado à categoria de Distrito de Paz, fazendo parte do município de Adamantina, também criado na mesma época. Em 1953, sob o comando de José Alves Rodrigues, José Antônio de Souza e Nelson de Souza, Mariápolis pleiteou a criação de seu município, sendo o objetivo alcançado em 30 de dezembro de 1953 (58 anos), tendo sido o município instalado a 3 de janeiro de 1955. A denominação Mariápolis foi adotada em homenagem à esposa do presidente da companhia colonizadora, dona Maria J. Bata.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Mariápolis - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.